sexta-feira, 7 de novembro de 2008

Exposição de um paradigma...



[I woke the other day and saw my world has changed. The past is over but tomorrow‘s wishful thinking... (The Offspring)]


Um sentimento triste toma conta de mim nesta noite. Para saciá-lo talvez escorra uma lágrima em meu rosto. Mas por que deveria eu derramar tal lágrima? Por sentimento há muito enterrado? Talvez não pelo sentimento e sim pela guerra em que nasceu. Muitas batalhas foram perdidas. E assim também se seguiu com a guerra. Mas como sempre há um herói, ressurge do anonimato figura inédita.
Resta saber de que lado está. Se é para ajudar-me ou atormentar-me ainda mais. Se veio para findar com a guerra ou para levar-me à tão desejada vitória. Desconheço de onde vem tal ajuda. Mas intrigo-me ao pensar no desfecho desta história. Imagino desde já o fim. Mas será isto que o destino me guarda? Será silêncio após olhar ou será resposta a pergunta antiga? Serão respostas ou apenas mais questionamentos?
A pergunta mais certa no momento talvez seja a seguinte: será alegria ou tristeza? Em certo momento em que já me desvencilhei de algumas aflições, o fantasma do passado volta e atormenta-me. Talvez seja a derradeira conversa. Ou talvez seja apenas o reinício daquela velha história. Cá estou eu novamente com minhas reflexões. Muitas errôneas é verdade. Ninguém é perfeito. Queira Deus que nunca eu o seja.
Mas mesmo assim minhas reflexões estão aqui. O que esperar do inesperado? O que pensar diante do desconhecido? Onde pisar em terra desconhecida? Esses são assuntos que ainda me fazem permanecer acordado até certas horas da manhã. E já que o sono não se faz de meu companheiro, resta-me tempo de sobra para pensar sobre tolices a respeito de tudo.
Tolices que já não conhecem limites. Já criaram asas e voaram para longe do meu alcance. Apenas vem e vão. Em velocidade que mal consigo acompanhar com os olhos. Mostram-me caminhos que não sei se devo trilhar. E, ao mesmo tempo, mostram caminhos de plenitude. Onde mal algum me alcançará. Mas que talvez esqueça-me de arriscar. Esqueça de tudo. Inclusive do que me é mais prezado. Ficarei sereno até saber qual caminho trilhar. Deixarei que algumas horas façam o serviço de uma era inteira. Farei minhas as palavras do tempo, mesmo sendo corroído pela ansiedade.
Ficarei aqui, até ver os dois lados desta moeda. Permanecerei aqui enquanto me seja conveniente. Permanecerei aqui. Sem motivo, sem razão, sem desculpa. Ficarei a ouvir uma velha canção qualquer que me faça lembrar velhos tempos. Ou ouvirei nova canção que trará contemporaneidade aos meus ouvidos.

Nenhum comentário: