terça-feira, 27 de outubro de 2009

O menino do pijama "alistado"...

[The heart is a bloom, shoots up through the stony ground... (U2)]

Inaugurando nova tag. Digo já de início que um de meus vícios é a literatura, como já disse aqui diversas vezes e muita dela usei. E hoje vou ao som de U2 para vos falar do último livro que li. Nada mais justificável para falar do apaixonante livro de John Boyne. Perguntaram-me outro dia se o livro era bom. Ora, se venceu dois prêmios e se transformou em filme pela Miramax(respeitável diga-se de passagem), obviamente tem suas qualidades.

Vemos através dele que a Segunda Guerra ainda vive intensamente na literatura, assim como o recente sucesso de “A menina que roubava livros”. O fato é que nosso querido Bruno tem uma vida perfeita até se mudar para Haja-Vista que, nunca desconfiou ele a finalidade do lugar.

Boyne consegue nos levar a uma das maiores crueldades da história( caso não seja a maior), nos olhos inocentes de um menino de nove anos. A tranquilidade com que tudo se passa aos olhos do garoto nos sensibiliza até seu desfecho trágico. Confesso que tive de conter a emoção ao ler as últimas páginas.

Mas o que pretendo com esse, e os próximos posts desse gênero, é tentar aproximar ainda mais a literatura da realidade. Bruno provavelmente não existiu, seu amigo do outro lado da cerca também não. Mas a cerca existiu. Os campos de concentração existiram. E dizimaram inocentes inconsequentemente.

A guerra não existe mais. Mas as suas consequências nos abalam até hoje. Lembro-me vagamente da palhaçada de nosso “amigo” Ahmadinejad ao dizer que o holocausto não existiu, que era invenção. Aos curiosos que não souberam da história, cliquem aqui.

A minha tentativa de aproximação hoje, nada mais é que um pedido de que nunca mais tenhamos que presenciar tais atrocidades. Tampouco tripudiarmos sobre as que já aconteceram. Aos que me lêem, vamos nos lembrar de quando tínhamos, como Bruno, apenas nove anos e o mundo era colorido. Talvez assim possamos tentar achar algo a ser preservado, a não ser aniquilado pela ganância de poucos. A ser salvo para os nove anos de outros tantos futuros.



2 comentários:

~~(*graciete filipe*)~~ disse...

Oi meu querido que bom voltar ao seu contacto de novo, às vezes a gente perde-se um pouco mas enquanto andar-mos neste Planeta vamo-nos sempre encontrando.
Beijos de luz em seu coração e fique sempre na companhia do anjo-da-guarda

chocoshox disse...

dae meu velho, cara q massa seu blog...
saiba q aki estamos felizes mesmo por vc...

a mae manda os parabens...

eu mando junto e muito mais...

felicidades meu irmaosinhu...

se prescisa avisa...