segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

Amanhã...

[Quando vem o amanhã incerto a certeza me faz ver o inverso. Já não tenho o mesmo medo de me repetir, a verdade disso tudo é o que me faz seguir... (Detonautas)]



É coisa pequenina. Tem cheiro de anjo. Tem suavidade de nuvem. É ponto final. Por vezes interrogação. Mas, na maioria das vezes é estridente ponto de exclamação. Faz voar e habitar os abismos mais profundos ao mesmo tempo. Faz sentir-se no topo do mundo ou no fundo de um oceano. Faz chorar de alegria no inferno e celebrar de tristeza nos céus.
Essa coisa pequenina pode ser do tamanho de um grão de areia, ou maior que o próprio universo. Cabe em um vidrinho na estante. Mas geralmente faz o peito explodir. Faz um olhar tornar-se comedido diante do nada. Faz um olhar contemplar o nada e se deslumbrar. Um único pensamento sobre ela e quilômetros viram milímetros. O sangue vira nitroglicerina e corre mais rápido que a luz. Nem mesmo a luz consegue ofuscá-la.
Pequena coisa que está ao alcance de qualquer um. Fica de prontidão frente ao indivíduo apenas pedindo passagem. Às vezes pede morada. É dia raiando ao cair da noite. Faz respirar profundamente sentindo o ar rarefeito no nível do mar. É tão contraditório que não se consegue explicá-la. Mas é tão simples que não precisa de explicação. Embora a explicação seja dada a cada dia por milhões. Mas nem sempre essa explicação é compreendida.
Não ousarei tentar explicá-la. Ela não tem uma fórmula a ser decorada. Não é cobrada em uma prova de vestibular. Tampouco possui um conceito. Se possui, desconheço. Diga-me se souber. Só não lhe garanto que o aceitarei. Não é intransigência. É que tenho uma visão dela. Mas não me pergunte qual é, pois não saberia lhe definir com palavras. E não gosto de deixar perguntas sem respostas. Portanto, ajude-me a evitar essa situação constrangedora.
Sei de poucas coisas sobre ela. O mais importante é que recebi um caloroso abraço dela hoje. E por isso escrevo. Dizem que quem escreve apropria-se de sua realidade. Retira dela sua inspiração. E foi assim que me ocorreu nessa tarde. Não darei pormenores. Apenas digo que foi algo fora do comum, como na verdade tudo o é. Tudo é simples como essa pequenina coisa. Basta vermos atentamente que encontraremos essa fagulha que atende pela denominação de felicidade.

Nenhum comentário: